sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Prova de Fogo




O filme da semana não é Hollywoodiano, não ganhou Oscar, nem foi indicado ao Cannes, mas deveria ganhar muitos prêmios pela belíssima história e pelo efeito que causa na vida de quem o assiste. Trata-se de “A prova de fogo”.


O filme conta a história de Caleb Holt (interpretado por Kirk Cameron), um bombeiro que se dedica ao serviço e ao próximo acima de tudo. Apaga incêndios, salva vidas, doa-se a desconhecidos sem hesitar. Porém, a parceria mais importante de sua vida, ou seja, seu casamento, está prestes a se transformar em fumaça, consumido pelo fogo, sem que ele faça nada para salvá-lo.


Isto até encontrar-se com seu pai e este lhe propor uma tarefa: adiar o divórcio em 40 dias e durante este período realizar o “Desafio do Amor”, que também salvara o casamento deles.
Inicialmente hesitante, um colega de trabalho o ajuda a entender como o lema dos bombeiros: “Nunca deixe seu parceiro para trás”, serve também para aquela situação. Neste caso, ser “a prova de fogo” não significa que não possa ser incendiado, mas que aguente os efeitos e supere as dificuldades. Cada dia trazia uma pequena proposta, uma mudança quase simbólica, mas capaz de operar milagres. No primeiro dia ele precisava apenas conter a raiva e não dizer nenhuma palavra que pudesse agredir a esposa.

Simples quando está tudo bem, difícil quando há diferenças, adversidades e, principalmente, quando já não há mais respeito e confiança ou somente migalhas disso.


No segundo dia, além de não dizer nenhuma palavra rude, deveria fazer uma gentileza. Ele preparou cuidadosamente o café da manhã, para ouvi-la dizer que não havia mais tempo para isso.


Desistir? Muitas vezes pensou nisso! Mas, afinal, o pai pedira-lhe 40 dias, não apenas 2, 10 ou 20.


Não se trata de um caminho fácil, afinal, vencer quando ambos estão lutando é uma tarefa difícil, mas e quando apenas um se esforça? Então ele percebe que não está sozinho e, aliás, conta com uma força que é maior do que ele mesmo poderia imaginar: Deus!


Assim, não há nada impossível, mesmo que duvide, mesmo que desanime e não seja capaz de esperar com fé e paciência. Espere surpresas, fortes emoções e uma lição que toca casados, solteiros, divorciados, crentes e descrentes. Um milagre em forma de filme!
Play!

Nenhum comentário: