segunda-feira, 14 de junho de 2010

Simplesmente Complicado




O que esperar de algo que é “Simplesmente complicado”? No nosso dia a dia, isso significa dizer que não adianta esquentar a cabeça, pois será difícil, mas no fim tudo vai dar certo. No filme que leva este nome, podemos responder como sinônimo de boas risadas!


No filme, a protagonista é Meryl Streep, que interpreta Jane Adler, a dona de uma confeitaria bem-sucedida, mãe de três filhos já crescidos e ex-esposa do advogado Jake (Alec Baudwin), com quem mantém uma relação quase amistosa.


Depois de 10 anos divorciada, se perguntando o que fez de errado para ser trocada por uma moça com metade da sua idade, ela finalmente começa a secar as lágrimas e resolve partir para outra. Isto significa relaxar e admitir a possibilidade de um novo amor.


É então que aparece o arquiteto Adam (vivido por Steve Martin) e, ao mesmo tempo, durante a festa de formatura de seu filho Luke, ela acaba se envolvendo novamente com o ex-marido.


Agora, ela é aspirante a namorada de um e amante do homem com o qual foi casada por 20 anos. Um rico dilema emocional, que inclui a famosa roda de amigas para contar dramas, muita comida para afagar as mágoas, piadas para rir muito, dietas para manter a forma, lenços para secar as lágrimas. Nada mais normal do que isso, se tratando do universo feminino. É claro que nem sempre é assim. Afinal, mulheres trabalham, cuidam da casa, se cuidam e o filme mostra tudo isso com delicadeza.


É interessante a relação, aparentemente, confortável que os dois amantes estabelecem. Da mesma forma, é surpreendente perceber o dilema vivido pelo ex-marido, já que se torna fácil perceber como um homem como aquele pode, ao mesmo tempo, se sentir tentado a reatar a velha relação com a ex-esposa, ao mesmo tempo em que permanece preso à família atual.


Em contrapartida, a diretora também mostra como há, sobretudo, um mau caráter por trás daquele gesto: Como assim, 10 anos depois de ter trocado a esposa volta querendo ser amante? Aliás, apenas amante?


Tudo isso regado a muitas cenas engraçadas. A tragédia vira comédia de uma cena para outra, sem muito drama. Espere tudo de uma mulher traída, ainda mais interpretada por Meryl Streep, um homem que descobre que pode ter perdido o amor da sua vida, e alguém disposto a conquistar outra pessoa. Espere doces momentos com essa dona de confeitaria!





Nenhum comentário: