segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

As Crônicas de Nárnia



Por Géssica Gabrieli Valentini

Um leão, uma feiticeira e um guarda roupa, um príncipe e, por último, um navio chamado peregrino da alvorada. Uma estranha composição, que já nos remete a um ambiente de imaginação e contos de fada. Para que já conhece As Crônicas de Nárnia, a ordem não é estranha. Respectivamente, são os nomes dados aos três filmes inspirados na série de livros escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis, conhecido como C.S.Lewis.

A série é considerada um clássico da literatura infantil, embora não seja apenas para crianças. As 120 milhões de cópias, traduzidas em 41 idiomas, inspiram pessoas de todas as idades, desde a década de 50.

Os livros foram adaptados diversas vezes para o rádio, a televisão, o teatro e o cinema, mas é essa produção assinada pela Fox que impressionou o público, seja pela qualidade técnica, pelos efeitos especiais ou pela narrativa carregada de múltiplos sentidos.

Em Viagem do Peregrino da Alvorada, publicado originalmente em 1952, a batalha continua sendo entre o bem e o mal, com temas que incluem a importância da lealdade, das virtudes e os perigos de sentimentos como a inveja, o ciúme e a ganância. Tudo isso colocado de forma sutil, sem exageros e pieguices.

Além disso, discute outro tema importante na atualidade: traz a infância com a inocência necessária, deixando implícitos os riscos de um amadurecimento precoce.

A mensagem de Lewis é clara: quem cresce, não pode voltar à Nárnia. Crescer para o autor não tem um sentido cronológico, mas na importância dada à fantasia. Neste último filme, Susana e Pedro ficam em nosso mundo e quem retorna ao mundo mágico é apenas Edmundo, Lúcia e o primo Eustáquio, que vai aprender a duras penas algumas lições para se tornar melhor e, quem sabe, tornar-se o próximo herói nas sagas seguintes.

Preste atenção também a uma das curiosidades técnicas da produção: o belíssimo navio Peregrino da Alvorada, que dá título ao filme, não é uma invenção da tecnologia digital, como a maioria dos cenários, mas foi realmente construído. Ele tem 43 metros de comprimento e pesa 125 toneladas.

Espere doses certas de emoção, aventura, drama e comédia. Não relute ao perceber-se transportado para este mundo mágico e cheio de aventuras, como criança. Ótimo filme!

Nenhum comentário: