sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


O professor de Matemática americano Frank resolve passar as férias em Veneza. Era a primeira viagem após a morte da mulher, três anos antes. Enquanto isso, a jovem Elise embarca no mesmo trem, depois de receber uma misteriosa carta, assinada por Alexander Pierce, um bandido procurado em 14 países por sonegar 177 milhões de libras em impostos.
A carta pede que Elise sente com um homem de estatura parecida com ele e a escolha pelo professor dá início ao suspense “O Turista”, em cartaz nos cinemas de todo o país.
A produção traz Angelina Jolie e Johnny Deep como protagonistas e o resultado não poderia ser melhor. Porém, o que poucos sabem é que o papel de Jolie era para ser de Charlize Theron e o filme ainda teria a participação de Tom Cruise. Ambos abandonaram as filmagens.
Ainda assim, o diretor alemão Florian Henckel von Donnersmarck conseguiu um resultado brilhante que fez com que a falta dos dois não atrapalhasse em nada o resultado final. Prova disso é que o filme foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Musical ou Comédia, Ator (Depp) e Atriz (Jolie).
O filme já inicia com uma sequência de espionagem, com muitas perguntas e cenas de tensão que deixam o espectador ansioso para saber do que se trata. Ao contrário da maioria dos filmes de suspense, em que a verdade é revelada a quem assiste e negada aos protagonistas, neste não temos certeza de nada e até as hipóteses vão se mostrando equivocadas ao longo das cenas.
Para aumentar a tensão, o rosto de Alexander é desconhecido inclusive a Elise, pois com a fuga ele realizou inúmeras cirurgias plásticas para mudar a fisionomia. Assim, o turista Frank torna-se então bode expiatório, procurado não só pela polícia como por um poderoso gângster italiano de quem Pierce também roubou alguns milhões.
O que não era esperado pelos envolvidos, sobretudo por Elise, é que ela se apaixonaria pelo turista. É esse clima de romance impossível, num cenário estonteante como Veneza, insensatez, muitas mentiras e perseguições que nos guia pela históra. Somos quase hipnotizados na busca pelo desfecho, para compreender tantas surpresas e decepções.
No fim, com um pouco de esforço quase dá para desvendar o mistério, mas o ideal é que você se deixe guiar pela curiosidade e seja apenas Turista! Ótimo filme!




Assista ao trailler, veja fotos, curiosidades e outras informações

Nenhum comentário: