segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Salt



Por Géssica Valentini

Enquanto jura não ser uma espiã, Salt é espancada por militares da Coréia do Norte. Seus lamentos não são suficientes para convencê-los de que não está em busca de informações sobre pesquisas nucleares. Esses minutos de suspense abrem o filme da semana, que leva o nome da personagem principal: Salt, interpretada por Angelina Jolie.

As cenas seguintes mostram a bela sendo libertada e voltando ao trabalho: o escritório da CIA, em Washington. Sim, ela é espiã e a partir desta constatação uma série de reviravoltas ocorre nesse inteligente filme de suspense.

Embora tente levar uma vida normal, cumprindo a função de esposa e dona de casa, há muitas coisas sobre ela que só vamos descobrir no último minuto do filme. As desconfianças começam quando um agente russo se entrega e resolve contar o ambicioso plano dos compatriotas: assassinar o presidente russo e iniciar uma guerra com os americanos. Não somente isso, ele levanta a primeira suspeita contra ela: não poderia ser uma espiã russa infiltrada na CIA?

Assim, a partir da possível revelação, vamos passeando de prédio em prédio, sendo jogados de caminhão em caminhão, enquanto acompanhamos a fuga desesperada da protagonista.

Não sabemos o que virá na próxima cena, tampouco queremos que a perseguição e as surpresas acabem ali.

A trilha sonora e a produção técnica também acompanham sutilmente nossos sentidos. Somos quase transportados pelos enquadramentos, pelos movimentos de câmera, tudo isso embalado por músicas capazes de conduzir nossa adrenalina cena a cena.

A história relembra o drama da Guerra Fria, embora com muitos aspectos modernos. O exagero dos filmes de ação está presente: o herói indestrutível e invencível e a morte considerada quase banal. Trata-se, portanto, de um filme para entreter ou agradar aos olhos, como definiram muitos críticos.

Para quem gosta de cinema, esta é uma opção para o fim de semana chapecoense. Aguardo sugestões e lembrem-se: o controle está em suas mãos! “Play” ou “Stop” só depende de você! Ótimo fim de semana!

Nenhum comentário: